O Oceano Árctico poderá perder a totalidade do seu gelo durante o Verão em situação inédita no último milhão de anos caso se mantenha a tendência actual de aumento das temperaturas médias. Relatório feito por dezenas de cientistas americanos afirma que o degelo está a acelerar.
O degelo provocou "impactos dramáticos" para os habitantes e animais do continente, que inclui partes do Alasca, Canadá, Rússia, Sibéria, Escandinávia e Groenlândia. O que realmente faz o Árctico ser diferente do resto do mundo não-polar é a permanente existência de gelo, seja em terra ou no oceano. Agora, estamos a ver todo aquele gelo derreter e, infelizmente, podemos ver que irá derreter muito mais no futuro, até um estado em que não exista mais gelo.
sexta-feira, 2 de maio de 2008
Patagónia
Patagónia
Localização:
Argentina
Clima:
As temperaturas registradas variam desde as mais baixas do continente até os 45ºC, desabando chuvas torrenciais na zona nos bosques cordilheiranos do Chile enquanto o ar é tórrido e seco nos desertos da meseta central argentina.
Relevo:
Reunindo uma grande diversidade de paisagens e habitats que variam desde a alta montanha, os campos de gelo.
São comuns as geleiras gigantescas, montanhas, lagos e rios formados de degelo, bem como paisagens pampeanas, desertos e bosques de árvores típicas da floresta úmida como alerces e araucárias centenárias.
São comuns as geleiras gigantescas, montanhas, lagos e rios formados de degelo, bem como paisagens pampeanas, desertos e bosques de árvores típicas da floresta úmida como alerces e araucárias centenárias.
Flora:
Incluindo o deserto, a estepe, a tundra, a floresta fria e os bosques austrais, uma razoável parcela da Patagônia está protegida pela criação de pelo menos 12 parques e reservas nacionais na Argentina e outro tanto em território chileno.
Fauna:
aves - andean conor, Chilean flamingo, lesser rhea, Magellanic penguin etc
mamíferos - guanacos, southern elephant seal, southern right whale, southern sea lion.
Trabalho realizado por: Alexandre Batalha nº2
Lapónia
A Lapónia é célebre pelas suas paisagens de beleza deslumbrante, pela neve a perder de vista e por possuir mais renas do que habitantes. Em plenas férias escolares, sugerimos-lhe uma viagem em família à aldeia do Pai Natal, com direito a um passeio de trenó puxado por cães Husky e uma noite passada num igloo.A província da Lapónia estende-se desde o extremo norte da costa do Golfo de Bótnia e passa pelas florestas gradualmente menos densas à medida que o terreno começa subir em direcção a Norte. A região continua a ser a casa da população indígena de Lapões ou Sami, e pode visitar um museu excelente da cultura Sami em Inari. A capital e a maior cidade da província, Rovaniemi, está situada no Círculo Polar Árctico que atravessa a zona. E é aqui que vai encontrar a casa da personagem mais conhecida da Finlândia: o Pai Natal. A Aldeia do Pai Natal inclui um posto de correio que recebe as cartas que crianças de todo o mundo enviam ao Cavalheiro Idoso. Também terá a possibilidade de encontrar o próprio Pai Natal e de tirar uma fotografia com ele na sua gruta. Perto, encontra-se o parque temático SantaPark.Mas a Lapónia é muito mais que Pai Natal e renas – embora estas criaturas sejam uma parte importante e conspícua da cultura lapã, e até possa encontrar mais renas que pessoas na sua viagem através desta zona escassamente povoada. As oportunidades de actividades ao ar livre são verdadeiramente infinitas: as colinas e montes do extremo Norte são um território óptimo e inspirador para caminhadas, e um destino cada vez mais popular para os ciclistas de BTT. O sistema de rios que marcam a fronteira sueca, desde Kilpisjärvi no Norte até Tornio no Sul, é perfeito para canoagem e, em alguns sítios, para rafting em águas brancas, e os lagos e rios por todo o lado são águas de pesca generosa. Também pode tentar encontrar pepitas de ouro. No Inverno, os centros de desporto de Levi, Saariselkä, Ruka e Olos – apenas para nomear alguns – enchem-se da vida e abrem as pistas de esqui alpino e os percursos de esqui de corta-mato. Os safaris de motos de neve, trenós de renas ou de cães levá-lo-ão para os vales das florestas e por cima das colinas, e se quiser, até pode pernoitar num igloo.
Realizado por:Beatriz e Catarina
Subscrever:
Mensagens (Atom)