Os cientistas do Comité Português para o Ano Polar Internacional, Gonçalo Vieira e José Xavier, apresentaram o Programa LATITUDE 60! Educação para o Planeta no Ano Polar Internacional no passado dia 5 de Julho em Lisboa.
Este programa de âmbito nacional, visa mobilizar as escolas, professores e alunos de todo o país para várias iniciativas de educação e divulgação científica enquadradas no Ano Polar Internacional 2007-08.
Este evento conta já com a participação de mais de 60 países e de 50.000 pessoas em todo o mundo.
As regiões polares são determinantes para o equilíbrio do Sistema Terra e as mudanças que se estão a verificar a milhares de quilómetros de Portugal têm consequências para todos nós (por ex.: subida do nível do mar, mudanças climáticas, “buraco na camada de ozono”, etc.).
Temos, por isso, o dever de nos envolvermos no esforço científico mundial para melhor conhecer o que se passa próximo dos pólos.
Para proteger, é necessário conhecer e é dar a conhecer, exactamente aquilo que os cientistas polares portugueses pretendem com este programa, que envolverá escolas de todo o país em exposições, concursos, palestras, congressos, debates e actividades educativas diversas. Um aspecto fulcral é cativar desde cedo a futura geração de cientistas polares.
O Programa LATITUDE60! contribuirá também para chamar a atenção da opinião pública para a importância da assinatura do Tratado da Antárctida por parte de Portugal. Este tratado protege os recursos do continente, mantendo-o como uma região de protecção da natureza, de paz e de ciência.
Para conhecer maishttp://anopolar.no.sapo.pt/
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário