sexta-feira, 18 de janeiro de 2008


NOME COMUM: Urso-polar
NOME CIENTÍFICO: Thalarctos maritimus
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnívora
FAMÍLIA: Ursidae
ALTURA: cerca de 90 cm - de quatro e medindo na cernelha
PESO: até 700 kg
MATURIDADE SEXUAL: Um urso polar fêmea precisa de 4 anos para chegar à maturidade sexual, enquanto um macho precisa de 6 anos.
REPRODUÇÃO: A reprodução ocorre entre os meses de Abril e Maio no gelo, e os machos e fêmeas encontram-se em locais onde o alimento é abundante.
FILHOTES: Os filhotes nascem entre Novembro e Janeiro, dentro da cova, e só sairão em finais de Março ou Abril. Quando nascem os filhotes pesam entre 454-680 g, medem 30 cm de comprimento e são completamente dependentes da mãe. Os filhotes são amamentados até 30 meses e começam a comer alimentos sólidos assim que a mãe caça a primeira presa.
DISTRIBUIÇÃO: principalmente, no circo-polar Árctico ou áreas a norte de 82° latitude norte. A sua distribuição a sul depende da quantidade de gelo formado durante o Inverno.
ALIMENTAÇÃO: Os ursos polares alimentam-se principalmente de focas e também de carcassas de belugas, morsas, navais e baleias. Quando o alimento não está disponível, os ursos polares alimentam-se de veados, pequenos roedores, aves marinhas, patos, peixes, ovos, vegetação, bagas. Devido a necessidades energéticas, um urso polar necessita ingerir, pelo menos, 2 kg por dia para sobreviver.
DENTIÇÃO: Os ursos polares têm 42 dentes, usando-os não só na alimentação, mas também durante interacções agressivas.
TEMPO DE VIDA: Os ursos polares podem viver até 20-30 anos de idade, mas a maioria não vive mais de 15-18 anos.
PELAGEM: A pelagem dos ursos polares tem cerca de 2,5-5 cm de profundidade e é composta por uma camada densa e isoladora que é, por sua vez, coberta por uma camada relativamente fina de pêlos brilhantes e claros. O pêlo é oleoso, repelindo a água, e permite ao urso sacudir facilmente a água após natação. A pelagem do urso polar é substituída anualmente em Maio ou Junho.
HIBERNAÇÃO: Como a maior parte dos ursos, o urso polar hiberna, mas apenas fêmeas grávidas entram num estado de letargia carnívora, o que significa que os animais acordam facilmente

Trabalho realizado por:
Andresa Trindade
Inês Guerreiro

Sem comentários: