sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Orca




Nome comum: Orca ou Baleia Assassina


Nome Científico: Orcinus orca


Reino: Animalia


Classe: Mammalia


Ordem: Cetacea


Família: Delphinidae


Género: Orcinus


Espécie: O. orca.

Alimentação: Uma orca média come 250 kg de comida por dia. São caçadores eficientes que comem uma dieta muito diversa de peixe, lula, tubarões, mamíferos marinhos (inclusive baleias), tartarugas, polvos, e pássaros (pinguins e gaivotas). Eles são conhecidos para atacar baleias azuis jovens e até mesmo outras baleias grandes.

Comprimento e Peso: Os machos podem medir até 9,5 metros de comprimento e pesar até 8 toneladas; as fêmeas são menores, chegando aos 8,5 metros e 5 toneladas, respectivamente.

Acasalamento: O acasalamento das orcas efectuasse com um processo demorado de corte, após o qual a cópula ocorre com um dos animais posicionando o seu corpo por sobre o corpo do(a) companheiro(a). As fêmeas dão à luz apenas a um filhote.

Tempo de gestação: 11 a 12 meses podendo chegar a 15 meses.

Período de amamentação: O período de amamentação dura pelo menos 12 meses.

Mergulho: Orcas podem mergulhar a uma profundidade de 100 pés (30 m) para caçar.

Tempo de vida: Machos têm uma probabilidade de vida de 50-60 anos. Fêmeas têm uma probabilidade de vida de 90 anos.

Características físicas: Estes animais caracterizam-se por terem o dorso negro e a zona ventral branca. Têm ainda manchas brancas na parte lateral posterior do corpo, bem como acima e detrás dos olhos. Com um corpo pesado e entroncado, têm a maior barbatana dorsal do reino animal, que pode medir até 1,8 metros de altura (maior e mais erecta nos machos que nas fêmeas).

Distribuição geográfica: As águas mais frias das regiões temperadas e das regiões polares são, contudo, preferidas. Ainda que se encontrem por vezes em águas profundas, as áreas costeiras são geralmente preferidas aos ambientes pelágicos (zona pelágica é a região oceânica, em alto mar, fora da plataforma continental, que se estende desde a superfície até 200 metros de profundidade.).




Trabalho realizado por:


Andresa Trindade

Inês Guerreiro

Sem comentários: